Como vimos no bimestre anterior, somos seres sociais e somos socializados dentro de uma cultura. As ações humanas são inteiramente interpretadas pela cultura. Quer relembrar?

Toda cultura produz padrões em diferentes áreas da vida: língua, tradições, crenças, valores, costumes, leis, arte, modos de habitar, comer, vestir e se comunicar.

  • A cultura se expressa nos indivíduos, relações, grupos sociais e sociedades. São produtos do seu espaço e tempo.
  • A cultura se produz a partir e por meio dos indivíduos. Para viver em sociedade é preciso haver comunicação.
  • As mudanças culturais são produzidas e vivenciadas  em todos os tempos e são influenciadas pelas tecnologias da sua época.
  •  Os meios de comunicação de massa e digitais influenciam nos hábitos, costumes e pensamento de todas as pessoas.

Os seres humanos possuem uma ampla capacidade de produzir significados. Somos seres mediados por símbolos. Entre um indivíduo e o mundo existem milhões de palavras e imagens inventadas para dar significados para tudo o que ele vê. O mundo é feito de signo, significado, sentido (qualidade, relação, representação).

A revolução tecnológica dos computadores, celulares, pen drives, tabletes e tantas outras mídias digitais tornou a comunicação não somente dinâmica, mas profundamente veloz. O jovem que nasceu no século XXI tem em suas mãos uma ferramenta como um celular que o coloca em contato com toda uma gama enorme de diversidade cultural e de informação. E, com essa ferramenta ele se torna mais do mero receptor, mas produtor de informação, especialmente ao fazer uso das redes sociais.

O século XX nos apresentou de maneira lenta e gradual a popularização dos telefones fixos, máquinas fotográficas de filme, computadores com internet discada. Hoje a transformação é tão rápida que algumas redes sociais surgem, ganham milhões de seguidores e logo o formato que elas apresentam torna-se obsoleto, ultrapassado. E isso representa algum problema?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.