A socialização é o processo pelo qual o indivíduo internaliza o coletivo, ou seja, através da socialização é que as ideias, crenças, normas e costumes estabelecidos pelo coletivo são internalizados pelo indivíduo. O processo é desencadeado por meio da complexa rede de relações sociais estabelecidas entre os indivíduos durante a vida. A socialização não depende de classe social ou etnia. Todos estamos sujeitos a vida em sociedade, seja na escola, igreja, trabalho etc. A socialização ocorre por aprendizagem (demonstrando como se comportar, criando hábitos, atitudes e reflexos), imitação (pela reprodução de comportamentos e atitudes dos indivíduos) ou identificação (observação de modelos de conduta, como pai e mãe, por exemplo).

Podemos classificar a socialização em dois tipos:

Primária: ocorre na infância e se desenvolve no meio familiar (linguagens, regras)

Secundária: com o indivíduo já socializado novos papéis sociais vão sendo formulados a partir da sociedade em que ele está inserido.


Normas sociais são o conjunto formado pelas maneiras de de agir que são entendidas como adequadas para o convívio em uma sociedade, respeitando a diversidade de cada cultura. Cada sociedade tem o seu conjunto de normas e regras sociais. As normas sociais compartilhadas por um grupo são sempre um reflexo de seus valores e formas de pensar.

Quando a norma social está formalizada nas leis, pode acontecer uma forma de desvio que conhecemos como crime. O crime é um tipo específico de desvio, que contraria as leis estabelecidas e cujas sanções estão previstas pelo código penal.

As normas podem ser explícitas ou implícitas. As normas consideradas explícitas são aquelas que estão inscritas nas regras jurídicas. As normas implícitas não estão inscritas como legislação jurídica, mas são seguidas pelo grupo, tendo também sanções (físicas, psicológicas ou sociais) em caso de não observância (respeito a elas). 

Ainda com dúvidas? Assista o vídeo abaixo!

Continua em “Socialização e o Processo de construção de identidade“‘

3 comentários em “Socialização

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.