
Desmocratização
O centro de estudos democráticos da Universidade, o DeMax (Democracy Matrix) apresentou no relatório de 2019 o declínio (ou retrocesso) dos regimes democráticos em várias partes do mundo, caracterizando como uma onda. Abaixo estão compiladas e resumidas a forma de classificação realizadas pelo DeMax:
Para ter acesso ao esquema completo de classificação do DeMax clique aqui.

Como ocorre a classificação?


Pequenos Estados insulares em desenvolvimento (SIDS)*




slides aula:
Relembrando:
No período da Guerra Fria o mundo foi dividido em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo de acordo com o grau de desenvolvimento econômico, essa teoria é chamada Teoria dos Mundos e os seus termos vigoraram de 1945 a 1990. A classificação seguia as pontuações abaixo:

Países capitalistas com características comuns, como economias de mercado, baixa ingerência econômica por parte do Estado, altos índices de industrialização, elevado nível tecnológico, indicadores sociais elevados (IDH – boa qualidade de vida, bons rendimentos, baixos níveis de analfabetismo, boa expectativa de vida etc.). Os países dessa classificação: Canadá, Estados Unidos, Europa Ocidental e Austrália.
Países socialistas que possuíam economia planificada (sistema econômico em que os meios de produção e a infraestrutura pertencem ao Estado, por meio de uma autoridade central). Essa designação deixou de ser utilizada, vários geógrafos trabalham com a ideia hoje economias emergentes e vários dos países que pertenciam a essa classificação são denominados hoje de países em desenvolvimento.
Um aspecto comum aos países “terceiro mundistas” é o fato de terem passado por um processo de colonização profundamente predatória. Esses países possuem a economia subdesenvolvida ou em desenvolvimento (exportação de matérias-primas e baixa industrialização). O demógrafo francês Alfred Sauvy utilizou pela primeira vez esse termo em 1952 para designar os países que durante a Guerra Fria não se alinharam de maneira evidente à disputa ideológica entre EUA e URSS.
Pós Guerra Gria
Com o fim da Guerra Fria passamos a entender o mundo para além da divisão político-ideológica-econômica (comunistas vs. socialistas): Norte e Sul. Mas a definição não segue apenas o critério geográfico, mas fundamentalmente o aspecto de desenvolvimento econômico:
Os países do Norte são caracterizados pelo elevado Produto Interno Bruto (PIB) e pelas condições históricas de poder e acúmulo de riquezas. São representados, em geral, pelos Estados Unidos, União Europeia e Japão.
Os países do sul apresentam as maiores taxas relacionadas à desigualdade social (pobreza, violência) e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Sua situação de dependência econômica se deve aos processos de colonização, imperialismo e neocolonização impostos pelas nações consideradas desenvolvidas. Entre os países do sul, existem aqueles países chamados “emergentes” ou em desenvolvimento, são os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os Tigres Asiáticos e o México.

extras:

Links de interesse:
SIDS – Smal Islands Developing States
Poder 360: Estudo mostra onda de retrocesso em democracias pelo mundo
Observatório do Terceiro Setor: 107 países perderam qualidades democráticas em 2019, diz estudo
Edisciplinas/USP: O mundo vive onda de “desdemocratização”
Correio Braziliense: Nicarágua já não tem “nenhum traço de democracia”, afirma o presidente da Costa Rica
RFI (Radio France International): Após cinco anos de repressão, “não resta nada da democracia da Nicarágua”, diz especialista
Veja: “Risco à democracia”: 500 mil mexicanos prostam contra reforma eleitoral