O capitalismo é um sistema econômico que surgiu ao final da Idade Média e que se consolidou a partir do século XV, com o processo de expansão colonial iniciado pelos Estados Nacionais europeus. Entre as suas características, destacam-se a constante busca, por parte dos indivíduos e das instituições, pelo lucro e acumulação de riquezas, a divisão da sociedade em trabalhadores e burgueses, a lei da oferta e da procura, bem como a livre concorrência. Assim, ao se constituir, o capitalismo esteve caracterizado pela grande importância das trocas comerciais. No entanto, essa lógica foi mudando e outras atividades, como a industrial e a financeira, foram se sobrepondo em nível de relevância. Tais transformações provocaram muitas mudanças nas sociedades e nos modos de vida e trabalho dos indivíduos.

Considerado pré-capitalismo, uma vez que representou a primeira fase do sistema econômico capitalista. Surge no final do século XV, marcando o fim da Idade Média e o início a Idade Moderna, o qual durou até o século XVIII. O capitalismo comercial foi empregado durante a economia colonial.

A partir da Revolução Industrial, o capitalismo reinventou-se e a economia passou a estar centrada na produção industrializada. A maior parte dos trabalhadores deslocou-se para o setor secundário da economia e o ritmo das produções de mercadorias ditava a velocidade do crescimento econômico. Nesse período, também se observou a ascendência da burguesia ao poder, substituindo e praticamente eliminando a aristocracia e a nobreza.

A economia deixou de estar centrada no poder das indústrias e passou a estar focada no poderio financeiro das empresas. Presença de empresas globais (transnacionais ou multinacionais). Monopólio, oligopólio e crescimento econômico. Especulação e expansão do mercado financeiro.

TEORIAS ECONÔMICAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.