O termo sociedade de consumo serve para explicar o tipo de sociedade em que vivemos, moderna, urbana e industrial. Esse tipo de sociedade se dedica à produção crescente de bens de consumo cada vez mais diversificados.

Consumo consciente – Envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem dos materiais. O consumo compulsivo da sociedade ao longo do tempo vem trazendo consequências muito negativas para o meio ambiente. Esse consumo em excesso tem levado a uma super exploração dos recursos naturais, o que pode acarretar a escassez (ou mesmo esgotamento) desses recursos, comprometendo o equilíbrio ambiental.


O termo sociedade de consumo serve para explicar o tipo de sociedade em que vivemos, moderna, urbana e industrial. Esse tipo de sociedade se dedica à produção crescente de bens de consumo cada vez mais diversificados.

Características principais:

A oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratégias de marketing para escoar a produção.

Sociedade de oferta de bens normalizados, produzidos a baixo custo que resultam da produção em série, atrativos e de duração efêmera ( algo passageiro, transitório, de curta duração), pois as necessidades de produzir e escoar são permanentes.

Sociedade com padrões de consumo massificados devido ao tipo de oferta (bens padronizados) e tipo de pressões exercidas sobre o consumidor (a publicidade sugere modelos de comportamento a seguir).

Produção em série/ Produção em massa?

É a fabricação de um produto em grande quantidade e numa linha de montagem, mesmo que não haja encomenda:


Consumo de massas – Comportamento típico da sociedade de consumo que se manifesta por um consumo massificado de bens normalizados de curta duração e acessíveis à generalidade da população.

Consumismo – Conjunto de comportamentos e atitudes que resultam em um consumo compulsivo, comprar mesmo sem necessidade.

Obsolescência programada (ou planejada) – propositalmente desenvolver e vender um produto de maneira que se torne obsoleto (ultrapassado, antigo, arcaico) no tempo programado para forçar a compra da nova geração do produto. Uma máquina de lavar roupas, por exemplo, tem sido um grande alvo da obsolescência programada. Quando criada, ela durava muitos anos, mas as fabricantes notaram que venderiam apenas um número limitado de unidades. Por isso, passaram a disponibilizar no mercado modelos menos duradouros e com uma eficiência menor, embora o objetivo do eletrodoméstico continuasse o mesmo.

Consumo consciente ou responsável, como funciona? – Produzir menos lixo, conhecer a origem e os processos de fabricação dos produtos que compramos e saber os impactos que eles causam ao longo de toda sua vida útil, da extração da matéria-prima ao descarte final, são algumas das atitudes que fazem parte do consumo consciente.


Animações de Steve Cutts sobre os efeitos da relação da humanidade com o meio ambiente:

Música “In the hall of the mountain king” (da peça de Henrik Ibsen, “Peer Gynt“), de Edvard Grieg, intepretação de Kevin Macleod:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.