Movimentos Sociais – Classificação

Movimentos sociais são articulações da sociedade civil constituídas por segmentos da população que se reconhecem como portadores de direitos e se organizam para reivindicá-los, quando, estes não são efetivados na prática.” Cicilia Peruzzo

Compreendemos movimentos sociais como ações coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar demandas. Os movimentos realizam diagnósticos sobre a realidade vivenciada e constroem propostas de melhorias, transformações (práticas e “fazeres propositivos”). Ao realizar essas ações, projetam em seus participantes sentimentos de pertencimento social. Aqueles que eram excluídos passam a se sentir incluídos em algum tipo de ação de um grupo ativo.  Na Constituição estão assegurados os direitos básicos e essenciais, mas ela não considera muitas das particularidades existentes em nossa sociedade, e com o intuito de alterar esta situação de exclusão, afloram os movimentos sociais e suas reivindicações. Deste modo, para ganhar visibilidade, os movimentos sociais realizam suas manifestações, que podem ser marchas, paradas, ocupações etc., que são entendidas como uma forma de comunicação simbólica com o restante da sociedade.

Inicialmente utilizaremos a forma de classificação da intelectual Cicilia Peruzzo para analisar os movimentos sociais. Peruzzo toma por base a realidade brasileira e os define assim:

Vinculados a melhorias das condições de trabalho e de remuneração

Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Específico e objetivo nas demandas. Representa o grupo social diretamente relacionado ao duo: patrão e empregado. Muita vezes essa relação pode ser mediada pelo sindicato ou por algum órgão governamental. As demandas normalmente estão atreladas às horas trabalhadas, condições insalubres, respeito a direitos adquiridos (e garantidos). Os movimentos sociais aqui associados são de trabalhadores ou categorias de trabalhadores.

Defensores de Direitos Humanos

Associada à ampliação/expansão/aquisição de direitos relacionados à igualdade. Usualmente de grupos sociais minoritários (não necessariamente relacionado à quantidade, mas ao acesso aos direitos). Podemos indicar aqui vários movimentos sociais: Feminista, Racial, LGBTQIAP+, Indígena, PCD’s, de combate ao trabalho infantil etc. É sempre válido ressaltar que dentro de cada tipificação existem outros desdobramentos, isto é, não há somente um movimento feminista, ou de não hetero-normativos, por exemplo.

Resolução dos problemas decorrentes das desigualdades sociais

A Constituição Federal de 1988 busca promover vida digna aos cidadãos brasileiros e coloca como premissa combater a desigualdade social:

Alguns grupos sociais nasceram seguindo esses princípios, a forma de exposição ou de atuação pode variar. Exemplos brasileiros são o MTST, MST entre outros.

Políticos-ideológicos

São aqueles que reivindicam em suas ações um posicionamento imediato para solução de questões de determinado grupo. Os movimentos procuram dominar a narrativa junto à opinião pública e a pressão exercida por ela a seu favor para intensificar suas demandas às instituições cabíveis. Eles têm como principal objetivo mobilizar a população sobre a importância de sua participação na política, pois acreditam que esse é o caminho para se garantir as transformações estruturais que acreditam ser necessárias para nossa sociedade.

Movimentos Sociais segundo tipificações:

– Movimento Ambientalista
– Movimento pela Terra
– Movimento Indígena
– Movimento Popular Urbano
– Movimento Operário
– Movimento de igualdade racial
– Movimentos das populações LGBTQIAP+
– Movimento de igualdade de gênero
– Movimentos das pessoas com deficiência

“… aquele tipo pelo qual uma categoria social, sempre particular, questiona uma forma de dominação social, simultaneamente particular e geral, invocando contra ela valores e orientações gerais da sociedade, que ela partilha com seu adversário, para privar este de legitimidade”. Alain Touraine

Vídeo da aula passada: Rosa Parks, Martin Luther King e os direitos civis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.