Segundo Adorno e Horkheimer havia dois tipos de cultura autêntica: a cultura erudita e a cultura popular e uma inautêntica, a cultura de massa:

Cultura erudita é aquela produzida por uma elite intelectual, mais refinada e menos intuitiva. Essa cultura teria um valor estético maior, visto que é mais elaborada. A cultura erudita seria o escape para que a intelectualidade se desenvolvesse plenamente, e, na visão dos autores, ela deveria ser ampliada.

A cultura popular é uma forma autêntica de fazer-se arte e cultura vinculadas às culturas tradicionais dos povos. Ela é autêntica, mas composta por menor refinamento técnico e intelectual, sendo mais intuitiva.

A cultura de massa. Diferente dos outros dois tipos, esta é inautêntica. Fruto de uma fusão de elementos da cultura erudita e da popular e da possibilidade de alta reprodutibilidade técnica, a cultura de massa seria um recurso capitalista para vender uma forma inferior de arte que, ao mesmo tempo, manteria a população sob controle. [Transformação da arte em mercadoria]

SOCIEDADE DO CONSUMO

O termo sociedade de consumo serve para explicar o tipo de sociedade em que vivemos, moderna, urbana e industrial. Esse tipo de sociedade se dedica à produção crescente de bens de consumo cada vez mais diversificados.

Características principais:

•A oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratégias de marketing para escoar a produção

•Sociedade de oferta de bens normalizados, produzidos a baixo custo que resultam da produção em série, atrativos e de duração efêmera pois as necessidades de produzir e escoar são permanentes

•Sociedade com padrões de consumo massificados devido ao tipo de oferta (bens padronizados) e tipo de pressões exercidas sobre o consumidor (a publicidade sugere modelos de comportamento a seguir).

Produção em série/ Produção em massa?

É a fabricação de um produto em grande quantidade e numa linha de montagem, mesmo que não haja encomenda:

Consumo de massas – Comportamento típico da sociedade de consumo que se manifesta por um consumo massificado de bens normalizados de curta duração e acessíveis à generalidade da população.

Consumismo – Conjunto de comportamentos e atitudes que resultam em um consumo compulsivo

Obsolescência programada – Uma máquina de lavar roupas, por exemplo, tem sido um grande alvo da obsolescência programada. Quando criada, ela durava muitos anos, mas as fabricantes notaram que venderiam apenas um número limitado de unidades. Por isso, passaram a disponibilizar no mercado modelos menos duradouros e com uma eficiência menor, embora o objetivo do eletrodoméstico continuasse o mesmo.







Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.