Organização das Nações Unidas (ONU) – organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Fundada em 1945 em substituição a Liga das Nações, por meio do documento de fundação conhecido como Carta das Nações Unidas:
“Nós os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla. E para tais fins praticar a tolerância e viver em paz uns com os outros, como bons vizinhos, unir nossas forças para manter a paz e a segurança internacionais (…)”

CADEIRAS DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

A Organização Mundial de Saúde (OMS) foi criada em 1948, surgindo como a proposta de cuidar de questões relacionadas com a saúde global. A OMS é um organismo vinculado ao Sistema ONU, sendo responsável pela formulação de normas sanitárias internacionais, guias de prevenção a doenças, combate a epidemias etc.


Uma cobra enrolada a um cajado é o símbolo da medicina porque remete ao semideus grego Asclépio (Esculápio). Na Grécia antiga, ele tinha templos em sua homenagem onde os doentes eram levados para serem tratados.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma agência especializada com o objetivo de auxiliar na reconstrução do sistema educacional europeu após a Segunda Guerra Mundial, todavia, os seus propósitos foram expandidos: o objetivo atual é garantir o desenvolvimento sustentável (Agenda 2030), atuando nas áreas de educação, da cultura e da ciência.
AGENDA 2030/ODS*

O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma instituição que foi criada na Conferência de Bretton Woods, em 1944. Seu principal objetivo é o de promover empréstimos e oferecer créditos para controlar ou prevenir crises financeiras, além de atuar na cooperação monetária internacional.

Aqueles países que desejam receber empréstimos ou créditos do Fundo Monetário Internacional precisam se comprometer a seguir determinadas condições previamente estabelecidas pela instituição. Tais condições são denominadas de regras de condicionalidade e caracterizam-se pelo seu caráter rígido de aplicação.
Geralmente, essas condições são chamadas de medidas de austeridade, que representam a adoção de políticas de privatizações e diminuição dos direitos trabalhistas, aumento de juros e cortes de gastos públicos. Uma das principais críticas direcionadas ao FMI está na sua estrutura interna, especialmente à proporcionalidade dos votos nos espaços de decisão:

Cada voto tem o valor equivalente ao capital que cada um dos Estados-membros possui, de forma que as nações mais ricas e desenvolvidas praticamente controlam a organização. Os votos dos EUA, por exemplo, valem 16,79% do total, enquanto o voto do Brasil vale 1,38%.
O Banco Mundial é a instituição financeira com o objetivo de destinar empréstimos para nações subdesenvolvidas ou em processo de desenvolvimento, tendo como base as raízes do neoliberalismo.

Manutenção da propriedade privada, livre mercado, mão invisível, autorregulação do mercado, baixa intervenção do Estado na economia, Consenso de Washington (reorientação de gastos públicos vs. gastos sociais), privatizações, flexibilização de direitos trabalhistas entre outros.



A Organização Mundial do Comércio (OMC) é um organismo ou fórum econômico de caráter multilateral que atua no processo de liberalização do comércio internacional. É responsável por fazer a regulamentação das negociações que acontecem entre os seus membros mediante a elaboração de acordos e o estabelecimento de normas em comum a serem cumpridas no sentido de criar condições favoráveis e legais à realização dos trâmites comerciais.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi criada em 1919 com o Tratado de Versalhes. Inicialmente o propósito da OIT era criar um fórum entre trabalhadores, empregadores e governos para a regulamentação da esfera do trabalho. Com o desenvolvimento industrial e a percepção de níveis diferentes de exploração, a OIT passou a pesquisar e escrever informes sobre o trabalho escravo, infantil, exploração etc. As metas da OIT para o século XXI são:
1.Abolição do trabalho escravo
2.Eliminação da discriminação de gênero, raça, cor e religião no trabalho
3.Erradicação do trabalho infantil
4.Liberdade de associação, sindicalização e negociação coletiva.