O islamismo é uma religião surgida na Península Arábica, no começo do século VII, por meio de Muhammad (conhecido em português como Maomé). Essa crença religiosa atualmente é a segunda maior do mundo, possuindo cerca de 1,8 bilhão de fiéis, a maioria deles localizada no continente asiático e africano.

Islã é o aportuguesamento da palavra em árabe islam. Essa palavra, nesse idioma, significa submissão e é derivada de salam, que significa paz. O sentido de paz mencionado não se refere ao conceito de guerra, mas sim a uma condição de paz entre corpo e espírito. O islamismo é uma religião monoteísta que advoga a crença unicamente em Allah.

Allah (Altíssimo, Deus)

Os muçulmanos acreditam na onipotência e onisciência desse Deus, além de crerem que ele é o criador do Universo. Esses fiéis referem-se constantemente a Allah como “o Clemente, o Misericordioso”. Essa menção é encontrada em quase todo Alcorão e consta no trecho do livro sagrado dos muçulmanos que foi transcrito anteriormente neste texto.

O islamismo é uma religião que possui cinco pilares que todo muçulmano deve seguir no exercício de sua fé. Estes são os pilares:

Meca


1. Recitar o credo “não existe nenhum deus além de Allah, e Muhammad é seu profeta”.

2. Orar cinco vezes ao dia na direção de Meca.

3. Observar o jejum durante o mês sagrado chamado Ramadã.

4. Realizar o zakat, a doação de 2,5% de seus lucros para os mais pobres.


5. Visitar Meca uma vez na vida, desde que se tenha condições para isso.

A lua crescente com a estrela representa a soberania e dignidade, renovação da vida e da natureza, fazendo referência ao calendário, que rege a religião islâmica. A estrela indica ainda, os cinco pilares da religião: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação.

Origem: a lua e a estrela eram marca do Império Otomano, que durou do século 11 ao 20. Como o Islã era a religião do império, o símbolo passou a ser adorado pelos povos muçulmanos conquistados.

A segunda maior religião presente em países do mundo domina muitas nações do continente africano. Os símbolos islâmicos são encontrados nas bandeiras dos 21 países da África subsaariana, na região Ásia-Pacífico, no Oriente Médio e Norte da África. Por exemplo, a bandeira nacional do Bahrein apresenta cinco triângulos brancos, simbolizando os cinco Pilares do Islã. Além desse, países como a Argélia, Turquia, Uzbequistão e Brunei são alguns dos muitos que incluem uma estrela islâmica e lua crescente em sua bandeira nacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.