Vamos procurar identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. Buscaremos perceber as relações entre espaço, sociedade, natureza, trabalho e tempo; transformações antrópicas no meio físico em diferentes sociedades.
O espaço é formado pela associação entre a sociedade e a paisagem:

Lugar: a ideia representa a dimensão afetiva do espaço geográfico, pois envolve as relações de certos grupos com determinadas partes: sensação de pertencimento, de identidade.


Região: é um conceito do espaço geográfico, determina uma dada área da superfície terrestre, com extensão variável, que apresenta características particulares que a diferenciam das demais. Podemos pensá-la a partir das atribuições características que queremos indicar, isto é, podemos utilizar uma mesma região geográfica e apresentar o contorno de acordo com o que queremos expor, apresentar. Um mesmo mapa pode ser formulado para apresentar diversas informações, numa mesma categoria. Como a questão da nossa divisão regional. Vejamos:


* A última mudança na configuração do mapa do Brasil ocorreu em 1990 com a criação do estado de Tocantins, incluído na região norte.
Região Norte: Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Rondônia, Acre e Tocantins. (7)
Região Nordeste: Piauí, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Bahia, Alagoas e Sergipe. (9)
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. (3)
Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. (4)
Região Sul: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. (3)
Vídeo de apoio:
