O que nos une como humanos?
O que nos diferencia?
O ser humano, ao contrário dos demais seres vivos do planeta, procura ir além da sobrevivência (alimentação, abrigo e reprodução da espécie). Nós somos construtores e diversificamos nossas construções a partir do ambiente em que vivemos.
A cultura corresponde ao modo de vida de um povo ou nação, constituindo e expressando o seu modo de sentir, pensar e agir. Essa percepção parte do princípio de que todos os povos (ou grupos étnicos) possuem cultura, sendo que nenhuma cultura é superior a outra. Podemos entender cultura como o conjunto de crenças, línguas, manifestações artísticas, costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. A cultura é um retrato de uma determinada região (independentemente do tamanho do local, seja um país, seja uma aldeia).
Como a cultura se manifesta:
Cultura material – Material retirado da natureza e transformado (manufaturado) pela humanidade. Exemplos: artefatos, vestuário, utensílios, comida, ferramentas, máquinas, etc.





Cultura imaterial – São os aspectos intangíveis (não palpáveis) da sociedade, isto é, crenças, valores, danças, músicas, símbolos, linguagem, normas, instituições etc.



