Tema: Ações antrópicas

Ação antrópica é toda ação realizada pelo ser humano em que podemos observar a paisagem natural modificada. Isto é, a transformação da paisagem natural em paisagem humanizada. o primeiro momento dessas ações se dá pelas necessidades básicas de sobrevivência: alimentação e abrigo. Contudo, os avanços tecnológicos combinados ao desenvolvimento das economias provocaram a exploração dos recursos naturais de tal maneira que hoje alguns recursos já foram extintos e temos graves impactos ambientais: aumento do aquecimento global, decorrente da retirada de cobertura vegetal (desmatamento, perda do habitat, da fauna etc.). Historicamente esse cenário se agrava a partir da Revolução Industrial e da forma que a sociedade passou a consumir (consumismo).

  • Ação antrópica negativa: aquecimento global, petróleo derramados nos oceanos (maré negra), escoamento de esgoto residencial e industrial em rios, lagos e mares.
  • Ação antrópica positiva: a conscientização ambiental promove a preservação, conservação e restauração da fauna e flora, bem como a reutilização de materiais (reciclagem).

Tema: Rural e urbano

O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico. A partir da Primeira Revolução Industrial (1760 a 1850), o homem enfatizou a retirada de recursos dispostos na natureza a fim de abastecer as indústrias de matéria-prima, que é um item primordial nessa atividade, ao passo que a população crescia acompanhada pelo alto consumo de alimentos e bens de consumo.

A atividade industrial exerce uma influência quase que preponderante, pois ela atua tanto no espaço das cidades, que apresentam crescimento, quanto no espaço rural, que vê uma gradativa diminuição de seu contingente populacional em termos proporcionais.

No meio rural, o processo de industrialização interfere com a produção e inserção de modernos maquinários no sistema produtivo, como tratores, colheitadeiras, semeadeiras e outros. Dessa forma, boa parte da mão de obra anteriormente empregada é substituída por máquinas e técnicos qualificados em operá-las (causando desemprego dessa mão de obra). Como consequência, esses agrupamentos voltam-se para as cidades, na tentativa de conseguir empregos e sobreviver. A mecanização não é o único fator pelo processo de migração em massa do campo para a cidade (êxodo rural), mas é um dos elementos mais importantes nesse aspecto.

Consequências do êxodo rural e urbanização não planejada:


• Aumento do desemprego: como o crescimento da população é muito acelerado, o mercado de trabalho não consegue absorver todos os trabalhadores, além disso, a falta de qualificação profissional dificulta a colocação em uma função.

• Aumento do subemprego: em decorrência da falta de emprego e necessidade de ganhar o sustento, muitas pessoas se sujeitam a desempenhar atividades sem vínculos empregatícios para, pelo menos, conseguir adquirir sua alimentação.

• Crescimento de favelas: a baixa renda e a falta de emprego derivam um problema na configuração da paisagem das cidades, uma vez que não podendo comprar um imóvel digno para morar muitas pessoas ocupam áreas periféricas sem condições e, em vários casos, em áreas de risco, isso provoca a expansão de casas precárias e bairros marginalizados.

• Marginalização: a falta de oportunidades e de perspectivas proporciona o surgimento do crime e de atividades ilícitas, como a prostituição de adultos e crianças, tráfico de drogas, formação de quadrilhas, entre muitos outros conhecidos pela sociedade brasileira. Além do surgimento dos bóias-frias decorrente desse processo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.