“O consumidor não é soberano, como a indústria cultura quer fazer crer, não é o seu sujeito, mas o seu objeto” T. Adorno

Primeiro, vamos entender o significado do conceito massa? De forma geral, usam a palavra “massa” para designar um grande número de pessoas. Tanto pode ser usado para referir-se ao conjunto da população, como quando as pessoas falam, por exemplo, “naquele show havia uma massa humana imensa”, como para referir-se ao sentido de status social, como em “a esgrima não é um esporte para todos, não é um esporte para a massa, como o futebol”.
Mas o que é cultura de massa? Cultura de Massa é o termo que os estudiosos Theodor Adorno e Max Horkheimer formularam para explicar o processo de produção de bens de consumo artísticos que alcançam um grande contingente populacional, com fins comerciais. O processo de mercantilização da cultura é denominado indústria cultural. Podemos compreender a cultura de massa por algumas características especiais:
- mercado de massa impõe o mesmo esquema de organização e planejamento administrativo das fabricações em série aos produtos imateriais da cultura (música, dança)
- fenômeno de massa que ocorreu com o advento dos grandes meios de comunicação, como o jornal, o rádio e a televisão
- alienação do indivíduo – o produto da cultura de massa provoca imersão (ou fuga da realidade)
- criação de mecanismos para veiculação, divulgação de padrões de consumo (propaganda)
- presente na sociedade capitalista, bem comercializável

Quer saber um poucos mais sobre o assunto?
- Crítica a indústria cultural e as possibilidades dos hibridismos
Próxima aula: Cultura popular e cultura erudita + aculturação, assimilação e apropriação cultural
Um comentário em “Indústria cultural”