





Nascida e criada na favela Moça Bonita, hoje conhecida como Vila Vintém, zona oeste do Rio, Elza foi obrigada pelo pai a se casar com Lourdes Soares, então com 22 anos. Adotando o nome pelo qual a conhecemos: ELZA SOARES. Um ano depois da união, a jovem foi mãe pela primeira vez. Com o marido, teve outros quatro filhos. Dois deles morreram de fome, pois o casal mal tinha como se manter.
Iniciou a carreira em 1953, na Rádio Tupi. Perseguida durante a ditadura militar por ter gravado o jingle de campanha que levou João Goulart à vice-presidência.
Elza e o marido na época, Mané Garrincha, tiveram precisaram deixar a casa em que viviam, no Rio de Janeiro, após a casa ter sido metralhada. Exilaram-se na Itália.
O alcoolismo de Garrincha e a violência doméstica produziram inúmeros epísódios noticiados pelas mídias. Até o momento em que Elza decidiu encerrar o casamento.

Durante décadas a carreira da cantora sofreu ostracismo, devido à compreensão da opinião pública de que Elza havia abandonado o bicampeão mundial Garrincha, que logo após o fim do casamento encerrou sua carreira no futebol.