relembrando

Divisão continental

Dos continentes, o africano é o terceiro em extensão territorial. A África é composta por 54 países, sendo 48 continentais e 6 insulares.

Por contextualizaçõa histórica (processos de colonização por grupos islâmicos durante os século VII e VIII) e geográfica (deserto do Saara), a África é dividida em África do Norte (também chamada Mediterrânea, Islâmica ou Setentrional) e África Subsaariana.

Os países do norte da África possuem variadas características físicas e humanas semelhantes às das nações do Oriente Médio, a maioria dos habitantes é de origem árabe e seguidora do islamismo. Já os países da África Subsaariana tem maioria cristã:

Mapa temático de religões na África. Fonte: Mappr

Divisão regional

A África é o único continente situado em todos os hemisférios da terra: norte, sul, leste e oeste. Isso acontece porque a África é cortada, ao mesmo tempo, pela Linha do Equador e pelo Meridiano de Greenwich. A outra divisão muito utilizada para analisar a África é a divisão regional: África Setentrional, África Ocidental, África Oriental, África Central e África Meridional (ou Austral):

Em termos de desenvolvimento humano o continente africano é o que possui os menores índices. A formulação do IDH utiliza como critério os seguintes aspectos: grau de escolaridade (tempo médio e expectativa de permanência na escola), renda (renda nacional bruta per capita) e nível de saúde (qualidade de vida). As médias variam de 0 a 1, sendo que quanto mais próximas de 0, menor o IDH de um determinado país.

Relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)

Fonte: Relatório de Desenvolvimento Humano (PNUD, 2017a)

O PIB (Produto interno Bruto) é a soma do valor bruto agregado por todos os produtores residentes na economia mais todos os impostos de produtos e menos quaisquer subsídeios não incluídos no valor dos produtos. Calcula-se sem fazer deduções de depreciação de bens fabricados ou da exaustão e degradação dos recursos naturais. Agora, comparando a diferença da África em relação ao restante do mundo pelo PIB nominal (calculado a partir dos preços e valores de determinado produto ou serviço no momento em que foram produzidos, já o PIB real, mede o volume físico de um produto ou serviço – isso significa que ele não considera a inflação):

Fonte: Banco Mundial

Comparação dos Indicadores do Desenvolvimento Mundial entre América e África

Fonte: Indicadores do Desenvolvimento Mundial (Banco Mundial)

Próxima aula: A partilha da África (neocolonização)

extras:

Pesquisadores criam o mapa do mundo mais perfeito e exato da história

Inclusão dos estudos relativos à História e Cultura Afro-Brasileira na Rede de Ensino

Religiões de matriz africana são alvos de 59% dos crimes de intolerância

Fundo Monetário Internacional: Seis gráficos ilustram o desafio que a África Subsariana enfrenta

Banco Mundial – Perspectivas Econômicas Globais

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD apresenta Relatório de Desenvolvimento Humano 2019 com dados de 189 países

Alguns territórios da África não são oficializados como Estados: Somalilândia, Mayotte, Azauade, Cabinda, Ogoniland, Barotseland e República Árabe Saharaui Democrática.

As reservas petrolíferas da Líbia e da Nigéria figuram entre as maiores do mundo, e seis países africanos integram a Organização dos Países Exploradores de Petróleo (Opep). Quais são os países com as maiores reservas de petróleo e por que isso não é sempre um sinal de riqueza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.