O relevo corresponde ao aspecto da camada superficial da Terra, a litosfera. As principais formas que o relevo se apresentasão: planaltos, planícies, depressões e montanhas. Os tipos de relevo foram criados pela ação da força da natureza, em curto espaço de tempo ou até milhões de anos, por exemplo, através do movimento das placas tectônicas e da erosão causada pela água e vento. O ramo da Geografia que estuda as formas de relevo é a Geomorfologia.
relembrando:

Planície Mesopotâmica: localizada no Oriente Médio, entre os rios Tigres e Eufrates

Planície indo-gangética: extremamente fértil, localiza-se na Índia e é considerada uma das áreas mais populosas e povoadas do mundo.
planície aluvial

As planícies aluviais são formações geológicas que se caracterizam por serem planas ou muito pouco inclinadas, formadas pela deposição de sedimentos transportados por rios (solo de argila, silte e areia. As planícies de inundação ou várzeas são alagadas toda vez que o rio transborda.

Planícies aluviais: localizadas na porção norte-sudeste da China, são regiões altamente povoadas

Planície da Sibéria: coberta em partes pelo solo negro chamado de tchernozion (chernossolo), é extremamente fértil; localiza-se em território russo, no noroeste da Ásia.


Os planaltos são a forma de relevo predominante no continente asiático. Destacam-se: Planalto do Tibete e Planalto da Mongólia.

Planalto do Tibete: com altitude média de 5 mil metros, abriga as nascentes de vários rios asiáticos importantes, como o Indo, Yang-tse e Hoang-ho.

O rápido aquecimento do planalto tibetano afetou significativamente o ciclo hidrológico regional e os serviços do ecossistema, levando a um notável recuo das geleiras e desastres de risco geográfico, como deslizamentos de terra, fluxos de detritos e erupções de lagos glaciais.





Monte Fuji – O vulcão, localizado a cerca de 100 km ao sudoeste de Tóquio, eleva-se a 3.776 metros e sua encosta chega até o mar na baía de Suruga.

K2 – “Montanha da Morte” – Com 8.611 metros, a segunda montanha mais alta do mundo – só perde para o Everest – é a campeã no quesito perigo. Para cada quatro alpinistas que chegam ao topo do K2 um morre.
Depressões absolutas

Mar de Aral – “Mar de Ilhas”, situado na porção central do continente asiático. É um lago salgado e vem sofrendo com um grave processo de seca.

Até a década de 1960 sua área era de aproximadamente 68.000 km². Era o 4º maior lago do planeta. A salinização do lago aconteceu pelo desvio das águas dos rios, utilizadas para irrigação da agricultura local (especialmente o plantio de algodão).
Para mais informações: “A plantação de algodão que fez Mar de Aral virar deserto“.

Mar Cáspio – Com aproximadamente 371.000 km² é o maior lago do planta. O ponto mais profundo está a 1.025 m de profundidade. Sua água é salobra pelo acumulo de sais minerais trazidos pelos rios. Possui uma salinidade de 1,2%, o que corresponde a 1/3 de sal presente nos mares e oceanos. Abriga cerca de 50 ilhas. Importante para navegação, turismo e pesca.

O fundo do lago abriga importantes áreas de extração de pétroleo, especialmente no território do Azerbaijão. Também é rico em gás natural.

Mar Morto – Localizado no Oriente Médio. Apesar do nome, o lago possui ao menos um tipo de vida, a bactéria Haloarcula marismortui
.
A quantidade média de salinidade dos mares e oceanos é 35g, no Mar Morto é de 300g.

O lago é salgado em razão do clima local, bastante seco (semiárido ao norte e desértico ao sul), dessa forma o processo de evaporação é muito rápido, conservando os minerais.
Para mais informações: “Sonho de salvar o Mar Morto com água do Mar Vermelho ‘está mais perto do que nunca’“.



































MATERIAL DE EXCELÊNCIA, PARABÉNS!! Idomiro@htomail.com
CurtirCurtir