conteúdo

Atividades terciárias da economia, transformações das paisagens e espaciais

objetivos

Caracterizar as atividades terciárias da economia.

Dialogar e refletir sobre as mudanças no trabalho, sobretudo sobre o trabalho autônomo e informal.


Setor terciário: Envolve as atividades de comércio e prestação de serviços, relaciona-se ao processo de distribuição e venda de mercadorias. É um setor extremamente amplo, que responde por quase metade da mão de obra empregada no mundo. Podemos encontrar diferentes tipos de estabelecimentos comerciais, como supermercados, lojas de roupas, padarias, farmácias, feiras livres, entre outros. É dividido em dois tipos: atacado e varejo.




COMÉRCIO

O comércio externo ou internacional está relacionado à venda e à compra de mercadorias e de produtos entre países. Esse comércio entre os países é fundamental para suprir as demandas da população, seja na aquisição de matérias-primas ou de bens de consumo, uma vez que nenhum país é autossuficiente. Nesse sentido, toda a venda de mercadorias entre países é classificada como exportação e toda a compra proveniente do exterior é denominada importação.

O comércio também pode ser classificado conforme o destino da venda e da compra: interno ou externo. No comércio interno, a compra e a venda são feitas dentro de um mesmo país, ou seja, o produto é originário do país em que ele é vendido e consumido.


E-commerce ou comércio eletrônico

A existência de uma infra-estrutura moderna de telecomunicações é um dos fatores que permite a conexão de todo o processo comercial, desde o produtor até o consumidor. Esta importância torna-se clara quando avaliamos os investimentos em rotas de fibra ótica (internas e inter-continentais). No contexto do e-commerce, o espaço é valorizado em todas as etapas; desde a criação de uma rede de telecomunicações mais eficiente, até a logística e entregas rápidas e eficazes.

Prestação de serviços

A prestação de serviços envolve todas as atividades relacionadas à oferta de trabalho especializado para atender às necessidades das pessoas. Exemplos de prestação de serviços incluem educação, saúde, transporte, turismo, hotelaria, lazer, bancos, seguros, entre outros. No setor de serviços, o conhecimento e as habilidades das pessoas são essenciais, pois profissionais qualificados oferecem serviços de qualidade.

Turismo

Outra atividade econômica ligada ao setor de prestação de serviços é o turismo. É uma atividade que impulsiona a economia, gerando empregos diretos e indiretos.

Microempreendedimento individual

•Para garantir a formalização de muitos trabalhadores brasileiros, foi criada a Lei nº 128, referente ao Microempreendedor Individual (MEI).

•O Microempreendedor Individual é uma figura jurídica do Brasil:  pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.


slides-aula:


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.