CONTEÚDO

Atividades primárias da economia, transformações das paisagens espaciais.

OBJETIVO

Caracterizar as atividades primárias da economia.


Setor primário: envolve as atividades relacionadas à exploração de recursos naturais, como agricultura, pecuária e extrativismo (vegetal, animal e mineral) e silvicultura.

Agricultura

A agricultura está relacionada à prática do cultivo do solo para a produção de alimentos. Decorrente da demanda por matérias-primas, devido ao alto consumo e à produção industrial, a produção agrícola se concentra em extensas áreas de monocultura (latifúndios). Caracteriza-se pelo uso de alta tecnologia de maquinários (um dos principais motivos para o êxodo rural), além da utilização de outros insumos agrícolas e sementes modificadas geneticamente, buscando aumentar a produtividade e lucro.

Outra forma de cultivo praticada na agricultura é a policultura, referente ao cultivo de diversas espécies em uma área. Desenvolvida em pequenas propriedades e tem como principal característica a produção familiar.

Pecuária

A pecuária é a atividade econômica relacionada à criação de animais para a produção de alimentos para a população e para o fornecimento de matéria-prima para a indústria. Destaca-se nesse setor a produção de carne, de leite, de ovos e de matérias-primas de origem animal, como o couro e a gordura.

As criações incluem: ovinos e caprinos (ovelhas e cabras), suínos (porcos); bovinos (bois); e aves (frangos, galinhas e perus):



Extrativismo

O extrativismo refere-se à retirada de recursos diretamente da natureza.


Silvicultura

A silvicultura representa o cultivo de florestas, muito no intuito de atender a demanda comercial, isto é, para o desenvolvimento de certas espécies de plantas (indústria farmacêutica, por exemplo). Parcela significativa da silvicultura está relacionada aoplantio de eucalipto e pinus para a indústria moveleira.



Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.