Indústria brasileira – Parte 2

INDÚSTRIA DE BASE


As indústrias de bens de produção são aquelas relacionadas com a extração de matéria-prima da natureza, sem alterar suas propriedade fundamentais. Assim, este tipo de indústria constitui-se como base de todo sistema industrial, visto que produzem produtos ou energia para outras indústrias. A indústria de base diferencia-se do extrativismo, do setor primário, por empregar um elevado número de investimentos e grande mão-de-obra, algo típico do setor secundário. As indústrias siderúrgica e petroquímica também são exemplos de indústria de base.

BENS DE CAPITAL


Esta é a indústria responsável por transformar o que é produzido na indústria de base em máquinas e ferramentas que serão usadas na indústria de bens de consumo. Como exemplo, podemos citar a produção de autopeças (rodas, pneus) e a indústria mecânica (trator, máquina industrial). Muitas vezes, as indústrias intermediárias são classificadas como um caso especial de indústria de base.

BENS DE CONSUMO


Este tipo de indústria é a que produz o produto final, aquele que será vendido diretamente ao consumidor. Desta forma, ela depende da proximidade com o mercado consumidor e não da matéria-prima. Além disso, apresenta retornos de investimentos de forma mais rápida e necessitam de menos energia.

Podem ser dividias em dois tipos:

Indústria de bens duráveis: Produzem produtos não-perecíveis (que “duram”), como é o caso da indústria automobilística, de eletrônicos, eletrodomésticos, robótica, etc.
Indústria de bens não-duráveis: Produzem produtos perecíveis, isto é, de primeira necessidade. Como exemplo, podemos citar a indústria de remédios, têxtil, de calçados, alimentícia, etc.

ATIVIDADE 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.